O mundo empresarial está em um processo constante evolução, em especial, quando o assunto é tecnologia. Uma das transformações mais significativas que vem acontecendo nos últimos anos é a transição do PABX tradicional para o PABX em nuvem.
PABX é a sigla para “Private Automatic Branch Exchange”. Na prática, trata-se de uma tecnologia que permite a distribuição de chamadas telefônicas para diferentes terminais ou departamentos de uma empresa. Simplificando, esse é o sistema que controla as ligações internas e externas de uma organização.
Neste artigo, vamos traçar um comparativo entre o PABX tradicional e o PABX em nuvem, explicando os motivos para o processo de transição entre as tecnologias.
PABX Tradicional vs. PABX em Nuvem
1.Infraestrutura e Instalação
- PABX Tradicional: Este sistema exige uma infraestrutura física robusta. Isso envolve, fios, e equipamentos instalados na própria empresa. A instalação e a manutenção requer o apoio de técnicos especializados.
- PABX em Nuvem: Não depende de uma infraestrutura física na empresa. Como o próprio nome sugere, o sistema é baseado na nuvem, ou seja, utiliza servidores remotos para funcionar. A instalação é simples, já que é apenas uma questão de configuração de software.
2.Custos
- PABX Tradicional: Compra de equipamentos, manutenção regular, custos de energia, disponibilidade de espaço físico, e custos com técnicos podem somar um valor considerável ao orçamento da empresa.
- PABX em Nuvem: Por não necessitar de uma infraestrutura física elaborada, os custos iniciais são menores. Além disso, muitos serviços baseados na nuvem operam sob o modelo de assinatura, o que pode ser mais econômico a longo prazo.
3.Flexibilidade e Escalabilidade
- PABX Tradicional: Qualquer expansão ou modificação requer novos investimentos em equipamentos e possivelmente mais espaço físico.
- PABX em Nuvem: É incrivelmente flexível. Adicionar mais linhas ou expandir o serviço geralmente é uma questão de alterar a assinatura ou o plano do serviço.
4.Integração e Inovação
- PABX Tradicional: Pode ser difícil de integrar com outras tecnologias ou sistemas, especialmente os mais novos.
- PABX em Nuvem: Naturalmente projetado para se integrar com outras soluções baseadas na nuvem. Isso permite que as empresas combinem seu sistema de comunicação com CRMs, plataformas de e-commerce, sistemas de suporte e muito mais.
Por que o PABX em nuvem é o futuro?
Após conferir um breve comparativo entre as tecnologias, confira alguns itens que apontam o PABX nuvem como a tecnologia do futuro:
- Mobilidade: Em uma era onde o trabalho remoto e flexível está se tornando a norma, o PABX em nuvem permite que os funcionários acessem o sistema de comunicação de qualquer lugar, desde que tenham uma conexão com a internet.
- Segurança: Provedores de PABX em nuvem investem pesado em segurança, garantindo que as comunicações estejam protegidas contra invasões e outros riscos.
- Atualizações Contínuas: Ao contrário dos sistemas tradicionais, as soluções em nuvem recebem atualizações contínuas, garantindo que as empresas sempre tenham acesso às últimas inovações.
- Menor risco de interrupção ou falhas: por se tratar de uma estrutura em nuvem, os data centers estão mais capacitados a oferecer sistemas mais robustos, com maior imunidade a falhas, se comparado aos PABX tradicionais.
Deseja saber mais, ter acesso a uma tecnologia de ponta e reduzir os custos da sua empresa? Conte com a Tarifando Telecom! Entre em contato conosco.